As cores influenciam diretamente o modo como percebemos o espaço. Através delas é possível instigar o humor do usuário - tornando o ambiente mais calmo ou dinâmico - e também alterar as percepções que temos do espaço sem mudar um centímetro de qualquer parede. No entanto, lidar com elas, nem sempre é fácil. Num momento que se buscam por espaços com mais personalidade, para não dizer "instagramáveis", aprender a compor com diferentes tonalidades e texturas é fundamental.
Compreender o círculo cromático e trabalhar com exemplos visuais são alguns dos passos fundamentais para experimentar diferentes possibilidades e compreender as harmonias possíveis ao combinar cores, texturas e estilos. A partir deles, torna-se mais fácil conversar com clientes e chegar a decisões nas quais podem tornar o espaço único. Aqui, reunimos algumas dicas que podem servir como guias no momento de decidir a futura paleta do seu projeto.
Cores complementares
Para criar contraste no espaço, deve-se combinar cores complementares, aquelas que estão opostas no círculo cromático. Elas podem estar dispostas nas superfícies do espaço (paredes, piso e teto), mas também nos móveis e acessórios presentes.
Paleta de cores analógicas
Se a ideia é criar espaços mais harmoniosos, as cores adjacentes no círculo cromático podem apresentar variações de tons e intensidades que compõem o espaço de forma mais dinâmica através de tonalidades semelhantes.
Monocromático
Diferentes tonalidades da mesma cor podem criar uma composição sofisticada e elegante. Para evitar a monotonia, ou uma sensação de vazio dentro desta abordagem mais minimalista, vale adicionar texturas e materiais variados.
Contraste de texturas
Alvenarias, madeira, metal, vidro, tecidos macios. Diferentes camadas podem adicionar profundidade e aumentar o interesse visual no espaço. Para isso, é importante equilibrar texturas ásperas e suaves para obter um resultado mais harmonioso.
Estilos mistos
Diferentes estilos de móveis e acessórios podem criar uma estética única e personalizada. Neste caso, é importante encontrar elementos que possibilitem o diálogo entre todos os objetos e o ambiente, que pode ser realizado através de uma mesma cor ou material, assim como também adotar formatos semelhantes.
Foco em um elemento principal
A cor pode ser utilizada para realçar um elemento no espaço - seja uma peça de mobiliário, obra de arte ou tapete - e construir a composição em torno dele.
Proporções equilibradas
Em todas as situações é importante ter noção das proporções dos elementos na composição, evitando excessos ou falta de harmonia. A não ser, é claro, que a ideia seja trazer elementos surpresas e que chamem atenção por outros motivos propositalmente. Para manter a proporção, há diferentes estratégias que podem ser seguidas, como a simetria ou a regra dos terços que colaboram para criar um equilíbrio visual.
Edição e simplicidade
Na moda, Coco Chanel dizia: "antes de sair de casa, você deve sempre tirar um acessório." Dependendo do ambiente, a frase também pode servir para a arquitetura. Remover elementos desnecessários ou excessivos podem ser a chave par simplificar a composição entre as cores.